Juazeiro/BA, 20 de agosto de 2017


Nathally Dayanny é a primeira pessoa trans a emitir o Cartão SUS em Juazeiro

ASCOM em 11/ago/2017 -

Andréa Meireles/ PMJ

A última quinta-feira (10) foi um dia especial para a cabeleireira Nathally Dayanny. Aos 26 anos, ela é uma mulher trans, que saiu de casa com o objetivo de emitir o seu primeiro documento utilizando o nome social: o Cartão SUS.

Nathally conta a emoção que sentiu ao receber o documento. “Foi incrível ver a equipe concentrada nisso, empenhada em emitir o cartão. Cheguei em casa e mostrei a todo mundo. Minha mãe já me aconselhou a passar o cartão para minha agente de saúde, para que ela mude meu nome nas fichas e no prontuário da unidade”, comenta.

Logo após emitir o Cartão SUS, a jovem utilizou o documento para solicitar a inclusão do nome social no Cadastro de Pessoa Física (CPF). O próximo passo é reunir a documentação necessária para dar entrada no processo de retificação do nome no RG. “Pretendo ter meu nome social em todos os documentos”, afirma..

O presidente da Associação do Sertão LGBT do Vale do São Francisco, Eduardo Rocha (26), acompanhou Nathally durante esse processo. Ele conta que já possuía estes documentos, mas que haviam sido emitidos em Petrolina. “Com o nome social nos documentos, estamos sendo reconhecidos pelo que somos, pelo nome que nos identifica, sem nos trazer constrangimento. Percebo que Juazeiro está, aos poucos, avançando nessas políticas de fortalecimento”, elogia.

O digitador Einard Lima, profissional que concretizou a emissão deste documento, diz que trabalha no Núcleo de Tecnologia e Informação desde 2009, mas que esta foi a primeira vez que alguém procurou pelo serviço de inclusão de nome social. “Fizemos a busca no sistema para descobrir como fazer de forma correta e todos daqui já aprenderam a fazer. Sentimos a mesma felicidade dela, por saber que estávamos transformando uma realidade”, destaca

A secretária da Sesau, Fabíola Ribeiro, participou do momento pioneiro na Secretaria de Saúde de Juazeiro. “É uma emoção ver acontecer a garantia de um direito que, efetivamente, vai mudar para melhor a vida dela”, pontua.

NOME SOCIAL

De acordo com a Portaria MS nº 1.820, de 13 de agosto de 2009, que dispõe sobre direitos e deveres dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), é direito do cidadão ser atendido na rede pública de saúde utilizando o nome social. Em Juazeiro, o prefeito Paulo Bomfim, por meio do decreto n° 776/2017, de 16 de maio de 2017, reconhece a identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais, bem como o direito ao uso nome social, no âmbito da administração pública municipal.

CARTÃO SUS

O Cartão SUS pode ser emitido das 14h às 17h, no Serviço de Atendimento Municipal (SAM), setor localizado no térreo do prédio da Prefeitura Municipal, que fica na Rua 15 de Julho, nº 32, Centro de Juazeiro.

X
Logo-Juazeiro-BA-simples

Copyrigth © 2017 Prefeitura Municipal de Juazeiro